top of page

Estresse: nosso companheiro de cada dia

  • Silvio Henrique Salles Machado
  • 16 de mar. de 2019
  • 2 min de leitura

Na postagem de hoje escreverei sobre um tema muito popular: o estresse. Termo que está bem popularizado; é extremamente usado e pesquisado. Em uma rápida busca no Google encontrei 1930000 resultados. Assim como essa popularização, hoje em dia me soa corriqueiro imaginar que todos nós estamos um pouco estressados.


O estresse é uma reação básica do organismo para se adaptar a situações adversas com o objetivo de perpetuar a vida. Sendo assim o estresse sempre existiu em nós humanos. No entanto, nos tempos atuais as fontes que provocam o estresse podem ter se diversificado. Não tem muito tempo que vivemos cercados por toda essa civilização então, possuir uma reação de alerta e prontidão para lidar com, por exemplo, um leão que surgisse tentando devorar um de nossos ancestrais, era essencial para a sobrevivência. Porém, se conseguisse fugir do leão o perigo passava e o período de tempo exposto ao perigo de quase ser devorado era curto. Nos dias atuais, acredito, poucas pessoas têm de se preocupar com leões, mas muitas se preocupam se irão manter seus empregos.


Nos tempos contemporâneos os fatores que provocam estresse são múltiplos e, muitas vezes, não são mais tão objetivos e momentâneos como antes. O trabalho se mostra na atualidade uma das principais fontes de estresse, sendo que a ansiedade e fantasias produzidas pela ameaça de o perder, estar sem ele ou do desgaste de estar nele, podem provocar um longo período de esforço para se adaptar e sobreviver. Porém, pode ser que o tempo exposto ao estresse seja excessivo tanto para o corpo quanto para a mente, chegando ao ponto de ter que procurar ajuda, pois nossos recursos são limitados. Desta forma, existem muitas demandas internas e externas que exigem adaptação, causando desgaste e temos que nos cuidar para não chegar a exaustão ao lidarmos com nosso estresse.


Arantes, M. A. A. C; Vieira, M. J. F. (2010). Estresse: Clínica Psicanalítica. São Paulo: Casa do Psicólogo.

 
 
 

Comentários


(34)988687114

©2018 by Psicólogo Silvio Salles. Proudly created with Wix.com

bottom of page